Com a pandemia do novo coronavírus, as formas remotas de se relacionar ganharam outra importância, seja para aproximar pessoas ou mesmo para tornar mais prático o acesso a serviços público. Em Aracaju, especificamente, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), implementou uma central telefônica 0800 para facilitar a comunicação entre os usuários e o sistema municipal de saúde.
Através desta central, que funciona pelo telefone 0800 729 3534, a população pode acessar o MonitorAju, o Serviço de Apoio Psicológico, a marcação de consultas para gestantes, hipertensos e diabéticos, além da consulta odontológica eletiva e o agendamento para a sala de vacina.
A coordenadora do programa de Atenção Primária, Kamila Fialho, destaca que o 0800 não exclui o atendimento na própria UBS. “Às vezes, a população pode pensar que o atendimento só é feito pelo telefone, e tem gente também que não conhece os números do canal e não têm habilidades tecnológicas, podendo achar que não pode ir à unidade fazer sua consulta. Pelo contrário, o 0800 é mais uma possibilidade de acesso, mas o usuário pode, sim, ir diretamente nas unidades e realizar o seu atendimento”, explica Kamila.
No plano municipal de enfrentamento da covid-19, o MonitorAju foi uma das primeiras estratégias implementadas e se consolidou como uma das principais ferramentas para monitoramento dos casos, e como ponta pé inicial para a implementação da central telefônica que, desde então, já regsitrou mais de 270 mil ligações, entre atendidas e originadas.
“A central facilitou muito em termos de gestão do serviço. Hoje, conseguimos ter relatórios precisos de quantas chamadas a gente tem, por exemplo. Inclusive, atualmente, contamos com o sistema robotizado, o que nos ajudou a ampliar ainda mais os atendimentos. Além disso, a população é a principal beneficiada, já que consegue ter uma gama significante de serviços, sem precisar sair de casa”, destaca a coordenadora do MonitorAju, Cynthia Rocha.
Números correspondentes Digitando a opção 1, o usuário tem acesso ao MonitorAju, atendimento que funciona de segunda a sexta das 7h às 17h – para receber as ligações, entrar em contato para a entrega dos resultados e realizar o monitoramento -, aos sábados das 8h às 14h – apenas para ligação de entrega de resultados e fazer o monitoramento.
O Serviço de Apoio Psicológico, ativo na opção 2 da central telefônica, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Ao ligar pelo 0800, o usuário é atendido imediatamente por um psicólogo, que irá acolher e ouvir as demandas espontâneas e fazer os devidos encaminhamentos para a rede de Saúde, quando o profissional especializado em saúde mental avaliar necessário.
Também permanece ativo o agendamento de consultas para gestantes, hipertensos e diabéticos. Ligando para o 0800 729 3534, digitando as opções 3 e 4, respectivamente, os usuários podem fazer os agendamentos para esses serviços, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Na opção 5 também é possível agendar consultas odontológicas eletivas, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h; e na sexta-feira, das 8h às 12h. Já o agendamento de vacinação pode ser feito digitando a opção 6, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Já o agendamento de vacinação (opção 6) é voltado para pessoas que precisam de vacinas ou crianças que estão com seu calendário desatualizado. A ligação será direcionada para as técnicas do Programa da Criança e da Imunização, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, as quais agendam a aplicação das vacinas nas UBS. Por fim, o cidadão tem disponível a opção 7, para falar com a ouvidoria da SMS sobre questões de denúncias, sugestões e reclamações.
AAN