A Secretaria Municipal da Saúde iniciou nesta sexta-feira, 5, as capacitações dos profissionais que atuarão no atendimento dos novos leitos abertos no Centro de Atenção Psicossocial – Caps Jael para o atendimento de pacientes com covi-19.
Cada turma é formada de, no máximo, 17 pessoas e o primeiro grupo multiprofissionais foi composto por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêutico, assistente social e apoiador de rede.
“Inicialmente, abordaremos técnicas de paramentação e desparamentação em duas turmas: uma às 13h e outra às 15h. Já neste final de semana, teremos outras turmas com outros profissionais das mesmas categorias, além de outras duas compostas apenas por médicos, nas quais também serão abordadas técnicas de intubação e práticas de atendimento em paradas cardiorrespiratórias”, detalha a coordenadora do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) de Aracaju, Jane Curbani.
Na próxima semana, as capacitações continuarão, com abordagem de outros temas, para os mesmos profissionais. Entre esses temas estão a classificação de risco; o protocolo spikes, para comunicação de más notícias nos serviços de saúde; organização e fluxos de insumos medicamento e alguns temas específicos por categoria, a exemplo de técnicas de ventilação mecânica.
AAN