A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), assinam, nesta sexta-feira, 30, um contrato de prestação de serviços referente à coleta, transporte e triagem de resíduos passíveis de reutilização e reciclagem. Com o ato, a Care passa a integrar o sistema de limpeza pública do município de Aracaju, sendo remunerada pela coleta.
Além da coleta, a cooperativa também será remunerada pela mobilização e educação ambiental, podendo, a depender do seu desempenho, receber mensalmente R$ 89.716,00. Esta é a primeira vez que uma cooperativa participa do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos da capital como contratada da Prefeitura de Aracaju.
Com a ação, a capital passa a integrar o limitado número de cidades que já utilizam desse tipo de contrato em outros formatos, a exemplo de Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Maceió, cumprindo orientação da Lei nº 12.305/10 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Emsurb continuará destinando, à referida cooperativa, os resíduos sólidos recolhidos através do Cata Treco, dos 60 Pontos de Entrega Voluntária (PEV,s) e dos ecopontos. A Care também ficará responsável pela coleta seletiva porta a porta.
O quê: Assinatura de contrato entre a Prefeitura e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care)
Quando: sexta-feira, 30, às 9h.
Local: auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, localizado na rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42, conjunto Costa e Silva.
Contato: Secretaria Municipal da Comunicação Social – 99924-3585.