Eu, delegada Danielle Garcia, pré-candidata a prefeita de Aracaju, venho a público esclarecer matéria veiculada recentemente, intitulada “Danielle Garcia questiona compra de aventais e botas pela Prefeitura de Aracaju”. Após a divulgação deste material, assessores da Prefeitura de Aracaju passaram a atacar a minha honra afirmando que eu teria produzido uma denúncia falsa ao questionar o porquê de não terem sido prestigiadas indústrias sergipanas para a produção do material. Além disso, a Prefeitura de Aracaju disse que as empresas que irão entregar os materiais são sergipanas e que essa teria sido outra informação distorcida por mim.
Vamos aos fatos: eu não fiz nenhuma denúncia com relação à compra de aventais e propés. Eu simplesmente questionei a desvalorização das indústrias sergipanas neste processo de compra por parte da Prefeitura de Aracaju. Em nenhum momento eu afirmei que as empresas que farão as entregas destes produtos são de fora do Estado de Sergipe. Ao dizer que uma empresa é representante ou importadora, não afirmo que ela é de fora, e sim que ela compra produtos de fora e não valoriza o mercado aracajuano.
Eu reitero aqui meu questionamento: Por que não incentivar e comprar de indústrias sergipanas neste período de crise? A empresa Três Leões possui em seus quadros de 11 a 21 funcionários. Já a TrustNorth, por exemplo, uma indústria sergipana que fabrica este material, possui de 501 a 1001 funcionários. Já a Biodiag possui de 1 a 11 funcionários, enquanto a Altenburg, outra indústria sergipana, tem entre 101 a 151 trabalhadores. Por que não valorizar quem já fabrica, repito, fabrica em nosso Estado, gerando mais emprego e renda para a nossa população? Além disso, a Prefeitura irá comprar o avental a R$ 23,00 a unidade, sendo que fiz uma pesquisa e a TrustNorth fabrica o mesmo por R$ 18,00.
Pois bem. A quem a Prefeitura de Aracaju quer enganar? A quem interessa tanta falta de planejamento, de gestão e tanta mentira? A quem interessa usar meios de comunicação para distorcer a minha fala para tentar enganar a população? Eu não vou aceitar ataques pessoais à minha honra e à minha imagem vindo de quem quer que seja. Durante meus 19 anos de carreira como delegada de Polícia Civil, e baseada em toda a minha trajetória de vida familiar, trabalhei com ética, compromisso com a população, respeito com a coisa pública e coragem para combater a corrupção. E isso eu não vou permitir que manchem.
Essa prática velha de tentar destruir reputações pode ter funcionado durante muito tempo. Não funcionará comigo, nem com nosso grupo político. Nós somos diferentes.
Mudem as práticas que vocês usam. Falem a verdade. Sejam transparentes. Respeitem o cargo que ocupam. Sejam dignos e respeitem o cidadão aracajuano, a quem vocês devem servir.
Danielle Garcia