Acaba de ser liberado R$ 8,8 milhões para o Hospital Cirurgia de emenda de bancada do deputado federal Laércio Oliveira. “O Hospital presta excelentes serviços à população sergipana, principalmente na área de cardiologia. Após saber da situação em que se encontrava, me coloquei à disposição para ajudar. Agora com essa questão da pandemia, uma situação complicada para a saúde, principalmente pública, destinei para a instituição essa minha emenda de bancada para compra de respiradores e a ampliação que o hospital está precisando”, explicou o deputado Laércio.
Com esses recursos, a diretora da Fundação Beneficente Hospital de Cirurgia, Márcia Guimarães, disse que o hospital vai fazer uma nova a ala de cardiologia. “O estado está crescendo e necessitando de um número maior de leitos. Nós pretendemos fazer mais dois centros cirúrgicos de alta complexidade e mais 10 leitos de UTI”, disse, informando ainda que atualmente a alta complexidade é a missão do hospital o Cirurgia, que tem 35 leitos de UTI e 239 de enfermaria.
Márcia Guimarães afirmou que hoje o hospital conta com 20 leitos de UTI destinados ao atendimento ao coronavírus. 17 estão ocupados e tem 2 pedidos. A ocupação será de quase 100%. “Quando as pessoas saem da UTI, elas seguem para leitos de clínica para finalizar o tratamento. Desses, são 47. Os recursos servirão também para a ampliação do atendimento à Covid-19”, disse.
A ideia da destinação foi quando o parlamentar recebeu em seu gabinete em outubro do ano passado a visita da juntamente com alguns médicos que atuam na instituição para tratar de liberação de emendas destinas ao Hospital.
Foram liberadas as emendas da Bancada de Sergipe com objetivo de garantir dotações para o Enfrentamento ao COVID-19. Os recursos já foram destinados para a conta do Fundo Estadual de Saúde de Sergipe (FES/SE) que repassará a Fundação Beneficente Hospital de Cirurgia, como prevê a legislação.
laerciooliveira